PTAH


Ptah é o deus criador e divindade patrona da cidade de Mênfis. É um construtor.

Ao contrário de Seker, outro deus construtor, Ptah está associado às obras em pedra. Ápis era seu oráculo. Mais tarde, foi combinado com Seker e Osíris para criar Ptah-Seker-Osiris.

Ele é marido de Sekhmet e, por vezes, de Bastet. Seus filhos incluem Nefertum (deus das0 nenúfar (plantas aquáticas), Mihos, Imhotep e Maahes. Em alguns mitos, é o criador de Rá.

Nas artes, é representado como um homem mumificado com as mãos segurando um cetro (ceptro) enfeitado com ankh, was e djed (símbolos da vida, força e estabilidade, respectivamente).

Apresenta-se com uma vestimenta colante que lhe dá a impressão de estar sem pescoço e usando na cabeça uma calota.

Um comentário:

  1. Muito legal, adoro o Egito Antigo também desde criança, quando vinha junto com os chocolates que comprava, fascículos de uma mini-enciclopédia, que entre eles tinha um volume todo dedicado ao Egipto, de qualidade muito boa tanto a parte escrita e todo ilustrado com reproduções das pinturas.esculturas,altos e baixos relevos e escritas egipcias todas coloridas de acordo com as originais. Da Editora Cedibra na década de 70, eu tinha 7 anos nessa altura de tempo,
    Nunca me esquecí e de l[a pra cá sempre tive contato com uma coisa e outra sobre o Egito, seja em livros , conversas , assuntos de ordens secretas cuja a origem remontaria à epoca.

    ResponderExcluir